segunda-feira, 28 de março de 2011

Diecast ABC entrevista Carlos Dariz - Cmd19

É com muita satisfação que hoje estou disponibilizando aos amigos do Diecast ABC a entrevista com o nosso amigo Carlos Dariz, um dos maiores customizadores que o Brasil possui, sempre a procura de novas técnicas e formas de criar miniaturas sensacionais que enchem os olhos dos colecionadores daqui e do exterior. Uma pessoa que sempre esta a disposição para tirar as dúvidas dos iniciantes nessa arte. Fizemos algumas perguntas sobre diversos temas, inclusive sobre a Colecon que se aproxima, acompanhem:


É um grande prazer ter você aqui no Diecast ABC, gostaria que você se apresentasse e conte um pouco sobre como começou a colecionar

R. Sou Carlos Maurício Dariz, conhecido também como CMD19. Casado, 46 anos e pai três filhos.
Comecei a ganhar carrinhos quando tinha 7 ou 8 anos (início da década de 70) com os Matchbox que meu pai trazia do Paraguay.






Conte um pouco sobre a sua coleção, ela é formada por quais marcas, quais os modelos que mais te agrada, e a miniatura preferida, qual foi a escolhida por você.

R. Minha coleção hoje é composta somente por minis em escala 1:64, divididos entre Matchbox Lesney, outras séries especiais os conhecidos Main Lines da Matchbox. Muitos Hot Wheels, aproximadamente 70% da coleção. As minis feitas pela Liberty Promotions. As Evo Kustomcity By Dave Chang e Greenlight, Jhonny Lightning, Franklin Mint, Maisto, Minichamps e muitas outras minis customizadas por mim e por amigos customizadores gringos.

Sempre me perguntam qual, quais ou quantas são as suas preferidas. Tenho o mesmo cuidado com todas, afinal a maioria delas teve sua própria história para chegar até minhas mãos.


Quando surgiu a idéia de customizar miniaturas?

R. No início de 2008 resolvi dar uma organizada na minha coleção. Como já disse, a mantenho guardada em caixas (containers plásticos) então comecei a encontrar muitas minis repetidas. No início pensei no ML para vendê-las mas não obtive o sucesso esperado. Foi assim que começou. as primeiras pintava com spray, depois veio o 1º aerógrafo e não parei mais.




A customização de miniaturas caiu nas graças dos colecionadores brasileiros, você tem alguma dica para quem esta começando nessa área?

R. Quando comecei a pintar minis com spray e concluí que aquilo não era exatamente o que eu queria fazer, comprei o meu 1º aerógrafo (simples e barato) e com ele vieram muitas dúvidas sobre os tipos de tintas, misturas possíveis, como alcançar resultados semelhantes aos profissionais sem ter as mesmas condições (tintas especiais e importadas, aerógrafos de precisão e etc). Então resolvi fazer uma grande pesquisa sobre tudo que seria necessário para aperfeiçoar a técnica da pintura e aproveitar ao máximo os produtos que estavam disponíveis aqui no Brasil. Sempre que fazia contato com algum customizador brasileiro, as respostas eram sempre as mesmas (manda a mini e deposita X R$ que faço pra você), então tive que descobrir experimentando e testando.
Os amigos e colegas que trocam informações comigo me perguntam porque não costumo fazer tutoriais sobre pintura. A resposta é simples, não acredito neles. Pintura se aprende vendo e praticando.
Sempre customize as minis que gostar, com os temas que gostar e não se preocupe com opiniões e críticas desagradáveis. Isto vai acontecer até com a sua última custom.




Qual a sua miniatura preferida para realizar seus trabalhos. Qual a sua técnica preferida e por que?

R. Até início de 2010, eu tinha uma certa preferência pelas Dairy Delivery por gostar muito deste modelo, mas hoje já não tenho um modelo específico. Digamos que hoje eu pinto qualquer modelo e procuro fazê-lo sempre da melhor maneira possível.

Quanto a uma técnica em especial, gosto de fazer com que minhas Customs sejam diferentes dos carros que vemos nas ruas, procuro usar muitas cores e gráficos para torná-las únicas e brilhantes.




Você tem idéia de quantas miniaturas já customizou nesse tempo.

R. Eu tenho em meus arquivos aproximadamente 350 modelos diferentes. Nunca contei o total.






O que você tem a dizer a respeito da Mattel do Brasil? O fechamento do clube Red Line Clube Brasil, o cancelamento da 4ª Convenção Nacional. Issso afeta os colecionadores ou outras empresas podem crescer com tamanho descaso e atender melhor o mercado nacional?



R. Quanto às ações tomadas pela Empresa Mattel, acredito serem atitudes necessárias para a manutenção de resultados positivos para a empresa. Se você é dono de uma loja que não dá lucro, o que fazer? Fechar. Foi isto que ocorreu. Este é o momento que a empresa corta gastos e despesas desnecessárias como a 4ª Convenção Nacional HW.
Com isto acredito que outras empresas que estão no mesmo seguimento poderão vir a crescer.



Esse ano teremos a realização da Colecon aqui em São Paulo, você é membro da comissão organizadora, o que podemos esperar desse grande evento?

R. Estamos trabalhando sem medir esforços para que os colecionadores brasileiros tenham um grande evento, eu diria excelente evento. Estamos pensando como colecionadores que somos, trabalhando para agradar a nós mesmos como apaixonados por miniaturas feitas em metal (Diecast) e assim agradar principalmente os inúmeros colecionadores brasileiros que ultimamente andam sentindo-se um pouco orfãos.
Espero que o evento seja prestigiado e que os colecionadores, vendedores, customizadores e apreciadores participem, pois somente assim a Colecon será a Convenção que todos nós colecionadores sempre sonhamos.




Você acredita que essa forma de evento é o que precisava ser feito aqui no país?

R. O formato da Colecon foi pensado e está sendo executado especialmente para os colecionadores brasileiros. Não podemos fazer uma Convenção igual as convenções que acontecem nos Estados Unidos, Japão, Canadá e em outros paises desenvolvidos. As diferenças culturais são muitas e a quantidade de colecionadores que lá existem é muito maior que no Brasil, afinal não podemos esquecer que a Mattel realizou ano passado em Los Angeles CA a sua 24ª Convenção Nacional. Isto significa mais de 20 anos antes da nossa 1ª Conv. que também foi realizada pela Mattel.
Acredito que todos os colecionadores e participantes ficarão satisfeitos com a nossa 1ª Convenção Genuinamente Brasileira.
Obs. Com miniaturas, convidados e fabricantes estrangeiros, mas intenção, dedicação e se tudo correr como esperamos, de Coração bem Brasileiro.


Teremos a participação de dois convidados especiais no encontro, algum amigo seu virá para o Brasil em maio?

R. Quanto ao número de convidados ser um, dois ou três, não posso garantir e tão pouco confirmar, mas um Convidado especial é o Mago dos blisters Jimmy "The Boxman" Chavez e em breve estaremos postando no site da Colecon sua Biografia completa no mundo Diecast.
Quanto a possibilidade de outros convidados, ela existe mas também existe a dificuldade de trazer grandes nomes como o próprio Jimmy em virtude da quantidade de eventos que acontecem no mundo Diecast dos EUA e requisita os grandes nomes. Mas tenham certeza que estamos nos empenhando ao máximo para trazer ao menos mais um grande nome para a Colecon.


As duas miniaturas exclusivas da Colecon são um dos segredos mais bem guardados pela organização do evento, o que vem por ai?

R. SEGREDO... Os colecionadores podem ficar tranquilos pois as miniaturas oficiais da COLECON estão sendo fabricadas pela Greenlight. Quero lembrar que não são customizações e sim miniaturas fabricadas especialmente para a COLECON. Em breve estarão a disposição dos colecionadores no site da oficial onde será possível adquirí-las antecipadamende.
Obs: O design das minis foi feito por um Brasileiro para os Brasileiros.
 

No Colecon será realizado o 1º Concurso de Customização – Custom Contest, como será a realização, as forma de se julgar será diferente dos concursos já realizados por aqui. E qual será o prêmio?

R. Procuramos uma forma de julgamento onde haja a participação de especialistas em customização, colecionadores e do público em geral. Todos adultos e adolecentes que estiverem visitando ou participando do evento estarão aptos a votar. Acredito que esta seja uma forma bem democrática para se fazer uma escolha.
Quanto a premiação, posso assegurar que todos os classificados em 3º, 2º e 1º lugares em suas respectivas categorias receberão troféus. Mas vejo como grande prêmio do concurso o fato de estar entre os melhores do Brasil no 1º Concurso de Customização feito em uma convenção da importância e abrangência da COLECON.



Você é um dos mais admirados customizadores do país, seus trabalhos estão presentes em todos os sites e fórums de colecionadores daqui do Brasil e nos sites internacionais. Como você se sente vendo suas customs sendo apreciadas por pessoas de diferentes culturas.

R. Quando comecei a customizar não imaginava se poderia agradar os colecionadores que eu conhecia, imagine então agradar colecionadores e customizadores de vários países, continentes e principalmente de culturas diferentes. Posso dizer que é muito gratificante e estimulante porque as maiores recompensas são, e sempre serão, os contatos e as amizades que colecionei e coleciono todos os dias. 



Para concluir, gostaria de agradecer a sua entrevista para o Diecast ABC e fique a vontade para suas considerações finais.

R. O que mais poderia dizer? Nos vemos na Colecon...





Para conhecer mais sobre esse grande especialista na arte de customizar miniaturas é só acessar o blog cmd19, onde se pode acompanhar desde os seus primeiros trabalhos até as customs finalizadas atualmente, Confira: http://cmd19.blogspot.com

Um comentário:

  1. Petenati,
    eu tive o prazer de conhecer pessoalmente o Carlos Dariz aqui em São Paulo e parte de seus trabalhos. No final do ano fiz uma visita em sua casa, e conheci parte da sua maravilhosa coleção e das suas custons. Posso dizer que uma DD das fotos acima, hoje está estacionada na minha coleção, rsrs.
    Parabéns pela entrevista e ao Carlos Dariz pela qualidade dos trabalhos apresentados.
    Abraços
    Reno - Clube 171 de Colecionadores

    ResponderExcluir